A psicoterapia de casal é um recurso terapêutico que os casais podem buscar quando identificam que precisam de auxílio para lidar com questões que estão interferindo negativamente em seu relacionamento afetivo.
 
Os relacionamentos interpessoais são e sempre foram uma questão constante na vida diária das pessoas. A convivência entre indivíduos diferentes, que têm sistemas de valores e crenças distintos desde seu nascimento, põe em cheque nossas habilidades e recursos comunicativos e afetivos.
 
Quando nos voltamos para o contexto atual, percebemos que o mundo agitado em que vivemos está produzindo relações interpessoais cada vez mais frágeis e instáveis, causando conflitos e distanciamento entre as pessoas.
 
Transpondo essa realidade para a vida a dois, os reflexos da contemporaneidade podem ser observados pela procura cada vez mais frequente por uma terapia de casal nos consultórios psicológicos.
 
O que é a Terapia de Casal?
 
Conduzida por psicólogos, ela se configura como um espaço de sigilo e respeito onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. Por meio da escuta ativa, o psicólogo auxilia a identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo.
 
Cabe ressaltar que não é função do psicólogo tomar decisões a respeito da vida ou mesmo atuar como “juiz das situações” colocadas pelos clientes. Decisões e direcionamentos de vida podem se apresentar ao casal por meio do espaço terapêutico, mas são de competência e responsabilidade dos próprios clientes.
 
A terapia ajudará o casal a identificar aquilo que aflige cada indivíduo, como esse problema se inicia e quais ansiedades que pressionam esse comportamento. Na medida em que a terapia consegue reconhecer e diferenciar suas próprias necessidades como indivíduos separados, o casal consegue progredir com mais flexibilidade.
 
Por se tratar de uma terapia de casal, procura-se observar e desvelar a dinâmica na relação, o que é um dos objetos da intervenção terapêutica. Nesse sentido, novas possibilidades de ser e estar juntos podem se abrir, auxiliando no relacionamento a dois.
 
A terapia visa identificar, acolher, intervir e repensar estratégias para situações de sofrimento comuns ao casal, o que se constitui como recurso mais elaborado de enfrentamento para as questões de ambos.
 
Dessa maneira, ela trabalha com os próprios recursos que o casal já tem e promove espaço de desenvolvimento de novos modos de se relacionar, favorecendo a estabilidade e o equilíbrio dinâmico do indivíduo e do casal.
Fonte
 
Objetivos:
​Identificar as principais queixas e estratégias clínicas no processo psicoterápico com casais. Avaliar as dificuldades encontradas pelo terapeuta na psicoterapia de casal e propor alternativas de solução do problema.
 
Conteúdo Programático:
  • As escolhas conjugais como manutenção do funcionamento cognitivo.
  • Esquemas pessoais e ciclo esquemático conjugal.
  • Relação terapeuta x clientes;
  • Queixas, expectativas e possibilidades;
  • Estratégias e técnicas de intervenção com casais;
  • Dificuldades na psicoterapia de casal
 
Carga horária: 12 h na modalidade on-line
Datas do Curso: 28 e 29 de novembro de 2020. Das 8 às 12 e das 14 às 18h (sábado) e das 8 às 12h (domingo).
 
Conexão para o curso: será disponibilizado um link do Google Meet, via Whatsapp, 15 min antes do início do curso para todos os inscritos.

Obs.: o curso será gravado e ficará à disposição dos inscritos por 20 dias após o término do mesmo. Para isso, será necessário que o inscrito tenha email no Gmail para poder ter o acesso via Drive.
Ficou interessado? Entre no grupo do Whatsapp deste curso.

Curso Online: TCC e Terapia do Esquema aplicadas na Psicoterapia de Casal

INCLUSO
- Apostila
POLÍTICA DE RETORNO E REEMBOLSO
Em caso de desistência, este valor não será restituído ao inscrito podendo, no entanto, ser transferida a inscrição para outro participante indicado pelo inscrito.
MINISTRANTE
Kelly Paim/RS – CRP 07/13427 - Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e especialista em Psicoterapia de Casal e Família. Também é mestre em psicologia clínica e possui formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva e NYC Institute for Schema Therapy. Faz parte do corpo clínico da Valência Psicologia Cognitiva, trabalhando com atendimento individual, de casais e familiar. É professora do Curso de Formação em Terapia do Esquema da Wainer Psicologia Cognitiva e professora convidada de diversos cursos de graduação, extensão e especialização em vários estados brasileiros. É coautora do livro “Terapia Cognitiva Focada em Esquemas: Integração em Psicoterapia”, sobre Terapia do Esquema.
COORDENAÇÃO
Neuraci Gonçalves de Araújo – CRP 19/0710. Mestre em Psicologia pela UFS, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade Candido Mendes/RJ. Psicóloga clínica e diretora do Fluir Espaço Terapêutico/SE.
Investimento:
R$ 200,00 – para inscrições até dia 10 de novembro
R$ 250,00 – a partir do dia 11 de novembro
 
Forma de pagamento: boleto ou parcelado em todos os cartões de crédito (juros pela operadora do cartão).

Contato

+55 (79) 3231-1797

+55 (79) 99880-6340

contato@institutominerva.com

Nunca perca um curso

  • Instagram - White Circle
  • Facebook

Você tem alguma dúvida?

© 2023 by Skooled. Proudly created with Wix.com