Psicologia e a abordagem Cognitivo-Comportamental

O que é psicologia?
Psicologia é a área da ciência dedicada a estudar os processos mentais e o comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. Entre os objetivos da psicologia estão prevenir, diagnosticar e tratar doenças mentais e distúrbios emocionais, promover o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias à relações interpessoais saudáveis.
A psicologia procura compreender a relação entre pensamentos, emoções, sensações, percepções, ações e outros estados motivadores do comportamento humano, visando promover mudanças relacionadas aos valores pessoais e objetivos. Para isso, o psicólogo se utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos
pacientes.
 
As áreas de atuação do profissional de psicologia:
O psicólogo pode trabalhar em diversas áreas, a saber:
  • Psicologia Escolar/Educacional;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia de Trânsito;
  • Psicologia Jurídica;
  •  Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicopedagogia;
  • Psicomotricidade;
  • Psicologia Social;
  • Neuropsicologia.
As Principais Abordagens da Psicologia:
Existem diversas abordagens psicoterápicas, entre elas: Behaviorismo ou Analítico Comportamental; Cognitivo-Comportamental; Gestalt; Humanismo; Psicanálise; Psicodrama; Psicologia Analítica de Jung. Não se pode afirmar que uma abordagem é melhor que a outra, mas sim que algumas apresentam mais estudos de eficácia que outras. Elas diferem na forma de entender o indivíduo e, consequentemente, na forma de realizar o tratamento.
 
A abordagem Cognitivo-Comportamental:
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica teórico-prática, utilizada tanto em consultórios como em instituições de saúde, hospitais e clínicas. Tem mostrado bastante eficácia no tratamento dos transtornos depressivos, ansiosos, de conduta, alimentares, fobias, entre outros, por seu comprovado grau de efetividade e qualidade nos resultados.
A TCC é o termo atribuído ao conjunto de práticas que compartilham aspectos teóricos e metodológicos no tratamento de diversos transtornos.  Fazem parte das TCCs a Terapia Cognitiva de Beck, a Terapia Racional Emotiva Comportamental, a Terapia do Esquema, Terapia Focada nas Emoções, Terapia de Aceitação e Comprometimento, Terapia Dialética Comportamental, entre outras. Elas se diferencial pelo componente de maior ênfase. Algumas priorizam a cognição, outras a emoção e outras o comportamento. Todas consideram os 3 componentes foco de atuação, mas atribuem foco principal em um deles.
Por que a abordagem Cognitivo-Comportamental?
A capital sergipana conta com várias instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Psicologia, entretanto, o curso de formação de psicólogo, embora autorize a prática terapêutica, apresenta de maneira introdutória várias abordagens teóricas, e assim, não permite que o futuro psicólogo conheça, e principalmente, vivencie o processo de formação em uma linha teórica específica, sendo, portanto, indispensável a especialização em nível de especialização ou formação.
 
Dada a importância da Terapia Cognitivo-Comportamental atualmente, não podemos ficar alheios sem possibilitar uma formação profissional adequada para alunos que, devido à ausência de profissionais nessa área e especialmente na Universidade Federal de Sergipe e particulares de Aracaju, não podem especializar-se numa das linhas teóricas mais discutidas nesse início do século XXI.
 
Vale ressaltar ainda que há uma carência desta perspectiva teórica na região nordeste e mais especificamente, na cidade de Aracaju/SE. Embora já tenhamos formado três turmas, estarmos com uma em fase de finalização, outra iniciando em fevereiro de 2019 e as duas primeiras turmas formadas através do Centro de Estudos Superiores Silvio Romero, perfazendo um total de 7 turmas, faz com que esse projeto venha contribuir para a formação de profissionais especializados, atendendo uma demanda do Estado de Sergipe.
 
Nota-se, por parte da Secretaria de Estado de Saúde, o interesse em profissionais habilitados nesta especificidade, uma vez que os últimos concursos cobraram maior conhecimento dos conteúdos relacionados a esta abordagem e percebe-se ainda uma crescente demanda de encaminhamento por parte dos psiquiatras para a psicoterapia em TCC. Por esta razão, faz-se necessário habilitar profissionais para lidar com a demanda de clientela variada a saber: criança, adolescente e adulto, bem como instituições sociais com o objetivo de promover a saúde mental e/ou buscar uma prevenção através de uma prática educativa.
 
Quais modalidades são ofertadas no IMEA?
O IMEA oferece o curso de TCC em duas modalidades:
- Especialização, como Núcleo da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
- Formação
O quê diferencia as modalidades?
Nosso Diferencial:
• Prática supervisionada efetiva e eficaz. O aluno atende os pacientes em processo terapêutico supervisionado desde a primeira consulta até a alta. Ele põe em prática a teoria estudada.
• Contém 6 módulos dedicados a Terapia Focada no Esquema;
• Organização, planejamento e suporte contínuo e respeito ao contrato. Ao assinar o contrato o aluno recebe o cronograma com as datas de todas as aulas e atividades.
• É ministrado por professores verdadeiramente Cognitivo-Comportamentais, conta com a participação de grandes profissionais da TCC no Brasil, pesquisadores e praticantes da TCC, autores de diversas publicações e instrumentos nesta área.
• Tem planejamento e organização típica do perfil necessário ao terapeuta cognitivo comportamental. No ato da assinatura do contrato, o aluno receberá a programação completa do curso, contendo: as datas de todas as aulas, bem como da entrega do relatório de prática supervisionada e do trabalho de conclusão de curso (exclusivo para especialização). Temos o orgulho de ter cumprido esta programação integralmente nas turmas anteriores, o que demonstra respeito a quem nos contrata e confiabilidade a nossa pós e formação.
•  Nosso curso prepara você para atuar com crianças, adolescentes e adultos, enfim, o público em geral. Na fase de prática supervisionada você pode atender a todos as categorias ou escolher as de seu interesse.
• As aulas ocorrem um final de semana por mês (sábado e domingo) e, ocasionalmente, dois fins de semana por mês.
 
Nosso Desejo:
Chegar ao final com um grupo coeso, satisfeito e habilitado em TCC, para que possamos falar com orgulho:
“Este é um terapeuta cognitivo-comportamental.”

Contato

+55 (79) 3231-1797

+55 (79) 99880-6340

contato@institutominerva.com

Nunca perca um curso

  • Instagram - White Circle
  • Facebook

Você tem alguma dúvida?

© 2023 by Skooled. Proudly created with Wix.com