Quem Faz

​Psic. Neuraci G. de Araújo
Minha história na psicologia e a história da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em Sergipe estão entrelaçadas desde o início. Meu interesse vem desde a graduação quando a Prof.ª Ana Fonseca apresentou um pouco dessa teoria. Na ocasião, não existia uma disciplina na grade da Universidade Tiradentes exclusiva de TCC. Identifiquei-me com o perfil do terapeuta cognitivo-comportamental de imediato, tinha tudo a ver com minha filosofia de vida. Formamos um grupo de estudos para termos aprofundamento teórico, enquanto esperávamos ter mais interessados para que pudéssemos ter um curso aqui para nos especializamos. Desde o estágio na graduação que atuo com base na TCC. Na época, essa abordagem era bem desconhecida em Aracaju, o que abria espaço para falsas interpretações. Hoje, a TCC em Sergipe não só é conhecida, como é reconhecida e, não é raro vermos nos encaminhamentos de psiquiatras, a prescrição de psicoterapia na abordagem da TCC. Isso é resultado de um trabalho que começamos a fazer lá atrás e da eficácia comprovada da abordagem.
Em 2007, por indicação de um dos meus professores na pós, fui convidada por Cristiano Nabuco, então presidente da SBTC (atual FBTC - Federação Brasileira de Terapias Cognitivas) a ser a Delegada Estadual da SBTC em Sergipe. Lembro que perguntei o que faz o delegado e o professor me respondeu “aquilo que você já faz, divulgar as Terapias Cognitivas em seu Estado e também a SBTC”. Esse convite fortaleceu ainda mais meu laço com a TCC e abracei essa tarefa com muito prazer. Permaneci como delegada em todas as gestões subsequentes até 2013, quando fui convidada por Carmem Beatriz Neufeld a fazer parte da diretoria da FBTC com a tarefa de coordenar os delegados dos demais Estados. Desde 2015, a convite da presidente Marilda Lipp, passei exercer a função de 2ª secretária.
Durante todos esses anos eu realizei palestras para a população, promovi diversos workshops, contribuir para a formação da primeira turma de TCC e passei a coordenar todas as posteriores, atuando também como professora, supervisora e orientadora de pesquisa em TCC. Criei e promovi as 6 edições da JoSeTCC (Jornada Sergipana de TCC) que acontecem bienalmente. Foi com essa atuação que a TCC se expandiu por todo o Estado de Sergipe, nas clínicas e no meio acadêmico. Nessa caminhada, sempre tive bons parceiros e eles estão comigo, seja atendendo na minha clínica (Fluir Espaço Terapêutico), seja como professores na pós.
Amo trabalhar e amo mais ainda ver os frutos oriundos desse trabalho. Ver muitos de nossos alunos multiplicarem ou replicarem o conhecimento adquirido em nossos cursos, as trocas e aprendizados que adquiro a partir desses alunos, o livro publicado, o sucesso clínico e acadêmicos de vários ex-alunos do IMEA e a construção de amizades oriundas dessas relações é reforço e motivação para continuar a trabalhar com afinco e paixão.
Sec. Executiva Claudia Valéria Gomes Silva
 
Iniciei no ramo da educação por convite do então Diretor do Centro de Estudos Superiores Silvio Romero – CESSR, Prof. Jodoval Luiz dos Santos, para ser secretária acadêmica da instituição que, em final de 2005, havia iniciado o curso de pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Aracaju.
Um desafio e tanto, mas aceito com toda a garra e determinação de fazer meu melhor. Foi nesta turma que tive contato com a então aluna Neuraci Gonçalves e que já na 2ª turma, iniciada em 2009, veio a ser a coordenadora acadêmica da instituição. Com o encerramento das atividades do CESSR em final de 2010 e, vendo que havia demanda para novas turmas, eu e Neuraci nos unimos e abrimos em 2011 o Instituto Minerva de Educação Avançada, com a cessão do projeto pedagógico pelo prof. Jodoval.
O IMEA passou a funcionar como Núcleo da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais para a especialização em TCC e desde 2011 já formamos 3 turmas, estamos no andamento da 4ª e com inscrições abertas para a 5ª turma.
É muito prazeroso ver quando os alunos chegam no curso. Alguns ansiosos, outros sentindo-se incapazes de cumprir a demanda do mesmo, outros confiantes e animados.
 
Quando o curso termina, ver o crescimento de cada um, como os obstáculos foram enfrentados e vencidos, como muitos suplantaram seus medos e cresceram como pessoas e profissionais. Muitos dos formandos tornaram-se bons amigos e o contato e a troca de informações perduram até hoje.
Acredito que a qualidade, o acolhimento, o respeito ao aluno, e principalmente a dedicação que colocamos em tudo que fazemos, nos dá o respaldo para oferecer, sem falsa modéstia, um dos melhores cursos de TCC do país.

Contato

+55 (79) 3231-1797

+55 (79) 99880-6340

contato@institutominerva.com

Nunca perca um curso

  • Instagram - White Circle
  • Facebook

Você tem alguma dúvida?

© 2023 by Skooled. Proudly created with Wix.com